Tipos de Mangas

Oii! Hoje vou falar de um tema que é provável que todos conheçam e a forma como é abordado nosso blog.
Quem se interessa por este tema sabe que os mangas são divididos por tipos, dependendo da faixa etária para que foi escrito. Eles basicamente dividem-se em:

  • Kodomo , destinado a crianças. Aborda muito temas como respeitar a família e ajudar os amigos, normalmente sempre usando comédia.
  • Shonen , destinado a garotos adolescentes. Quase sempre de acção e luta, ou desporto tem um personagem masculino adolescente como principal que vai ficando mais forte com a ajuda de desafios e os seus companheiros. É comum que a personagem principal tenha um trauma de infância, ou tenha passado por alguma situação marcante que moldou a sua forma de ver o mundo.
  • Shojo , destinado a garotas adolescentes. Aborda temas como o amor e a amizade de uma forma bastante romântica. A personagem principal é uma adolescente que também tem que ultrapassar desafios mas normalmente estes são pessoais  e relacionados com as suas personalidades.
  • Seinen , destinado a homens  adultos. Têm um enredo mais complexo e psicológico que os Shonen, tendo muitas vezes como objectivo fazer as pessoas pensar sobre certos valores ou formas de agir que para nós são instintivas. Também é comum que estas histórias sejam muito mais violentas, sendo um amadurecimento do shonen.
  • Josei , destinado a mulheres  adultas. Também aborda temas mais complexo onde são medidos valores e formas de pensar, mas muitas vezes o tema é o quotidiano que é apresentado de uma forma muito mais realista que num shojo.

Eu pessoalmente sou uma fã de Shonen, Shojo e Seinen, o que mostra que a divisão por género e idade não tem muita importância comparado com a história.


No blog nós não colocamos essas avaliações nos nossos mangas por essa razão. Deixamos a pessoa escolher pela sinopse ou  autor, de forma a que uma história não seja ignorada só porque não faz parte do tipo que o leitor costuma gostar.

É tudo por hoje, e não se esqueçam de irem para se aventurarem um pouco e irem para lá do que conhecem e estão habituados. Pode ser que se surpreendam.

OFF-TOPIC: Porque existem guerras?

O que venho partilhar com vocês hoje não tem nada a ver com mangas ou animes, mas eu acho que é algo que envolve a todos.

Na escola foi me pedido que fizesse um texto a falar da 2ª Guerra Mundial e uma guerra da atualidade e penso que como seres humanos que todos somos (eu acho O_o se estiver aí algum allien por favor contacte-me) é algo que diz respeito a todos então venho humildemente partilhar a minha opinião com vocês.


A 2ª  Guerra Mundial ocorreu entre 1939 e 1945 e foi palco das maiores barbaridades que alguma vez aconteceram na História da Humanidade. A Guerra começou oficialmente com a invasão da Polónia pelos alemães mas  os conflitos entre os vários países que participaram na guerra já estavam acesos, muitos deles desde a 1º Grande Guerra. A 2ª Guerra Mundial é a mais falada devido à grande quantidade de mortes (mais de 70 milhões) e a maioria delas foram judeus e outras etnias discriminadas pelo povo Nazi que morreram em campos de concentração em situações deploráveis e que são uma vergonha para toda a espécie humana.

Por outro lado, uma Guerra que ainda hoje acontece, mas de uma forma mais subtil, apesar de já ter ocorrido entre 1950 e 1953. A Guerra da Coreia, para mim é uma das potências guerras da atualidade a se tornar na 3ª Guerra Mundial. A Guerra iniciou-se após a 2ª Guerra Mundial quando o Japão após ter perdido, teve que abandonar a Coreia, que era considerada uma colónia japonesa desde 1910. Com a invasão soviética pelo norte e a invasão americana pelo sul, a coreia acabou por ficar dividida, divisão essa que se mantém até aos dias de hoje. O cessar-fogo foi declarado em 1953, e por isso muitos podem considerar que não é uma guerra atual mas, na minha opinião os acontecimentos de 2010 vieram descomprovar isso quando misseis Norte Coreanos atingiram navios Sul Coreanos chegando a causar a morte de 2 civis. Para mim esta situação é muito complicada pois cada país têm várias potências militares e económicas do seu lado. Por um lado temos a Coreia do Norte que tem como aliados a China e a Rússia, do outro lado temos a Coreia do Sul que tem como aliados o Japão, EUA e a Europa. Conseguem sentir algumas semelhanças?

Mas as perguntas que nós tentamos sempre responder são:
  •        Porque é que estas guerras existem?
  •        Porque é que cada um não segue o seu caminho?
  •     Porque é que milhares de pessoas inocentes têm que sofrer nas mãos de lunáticos?


Para mim a resposta é simples. Poder. E consequentemente Dinheiro claro, porque quem tem poder tem dinheiro e quem tem dinheiro tem poder.

Esse poder pode ser apresentado de várias formas:
  •        Religião
  •        Politica
  •       Ideais
  •       Recursos Naturais

A verdade é que não importa, o que realmente interessa numa guerra é que temos duas partes e, pelo menos uma delas quer subjugar o outro às suas vontades.

É triste ver pessoas a sofrer e a morrer por algo tão idiota assim, e na minha modesta opinião a melhor forma de evitar estas lutas por poder sem sentido é o conhecimento. Não um conhecimento de que 1 +1 é igual a 2, mas sim um conhecimento sobra a vida e as culturas e o mundo. Um conhecimento que nos permita entender que do outro lado está um ser humano, que apesar de todas as diferenças que possam existir sente como nós, sofre como nós, ama como nós, tem uma família como nós e devemos respeitá-lo e dar o nosso melhor para o compreender.

Devemos lutar por esta Ignorância e Egoísmo de que o Poder se alimenta.


Se com este texto eu conseguir fazer alguém pensar “Todas as guerras são inúteis e um ato atroz contra todos os seres humanos” ficarei feliz. Pois uma guerra atinge a todos seja de uma forma direta ou indireta e mancha uma parte de nós que nunca voltaremos a recuperar.

Este é o meu ponto de vista e adoraria saber o vosso acerca deste tema.
 Por hoje é só e peço desculpa às pessoas que não gostam de Off-topics mas não consegui evitar. 


Terra Formars

Já ouviram dizer que a primeira impressão é enganadora?

Pois esta é uma dessas situações.

Quando me vieram falar deste anime eu fiquei um bocado incrédula e não pudemos deixar de rir e brincar com a idiotice da premissa dele. Afinal quem é que pode levar a sério baratas humanoides em Marte?

Vamos ser sinceros, é impossível não rir ainda mais depois de vermos o aspeto delas:

Desafio-vos a não se rirem delas
















Basicamente são com uma carapaça musculada (vamos ignorar como a carapaça ficou com os mesmos músculos que um ser humano), com uma cara de idiotas, com uns cilindrozinhos no rabo e para melhorar com mocas de pedra.

Alguém esqueceu-se de avisar ao Mangaka como é que a evolução funciona...

No meio da brincadeira decidi ler o manga, para ver como é que esta história estapafúrdia se desenrolava, e 4 dias e 107 capítulos depois só posso dizer que adorei o manga e estou pronta para ir ver o anime.

Mas vamos lá explicar melhor a história de Terra Formars

Sinopse: Os cientistas do século 21 receberam a tarefa de aquecer o Marte de modo a que os seres humanos possam sobreviver na sua superfície. Eles tiveram a ideia de enviarem baratas e bolor para Marte para que o bolor absorve-se a luz do sol e os cadáveres dos insetos servissem como uma fonte de alimento para o bolor.
Agora, no ano de 2577,a primeira nave aterra no planeta mas membros da tripulação são surpreendidos por baratas humanóides gigantes com um força incrível. A tripulação é eliminada, mas antes envia uma transmissão para a Terra.
Agora, a humanidade vai enviar guerreiros de elite para exterminar os insetos mutantes e reclamar a devolução de Marte.

Bem, apesar de toda a estranheza que esta história vos possa dar, vale muito a pena conhecer pois todas as personagens têm uma importância na história e todas elas estão bastante bem construídas, com histórias muito bem criadas.
E apesar de aparentemente a parte cientifica estar cheia de erros, os próprios personagens afirmam que é impossível as baratas terem evoluído de tal forma, o que me dá esperança que exista uma explicação que o Mangaka ainda não apresentou.

Bem, por enquanto é só. 

Divirtam-se!!!




Parasyte vai virar filme

Bem, eu não costumo ser muito entusiasta em relação a mangas virarem filme, se ignorarmos Ruroni Kenshin (adorei toda a atmosfera do filme apesar de não ser completamente fiel) e Ranma 1/2 (uma das maiores desilusões da minha vida TT_TT).

No entanto, a verdade é que adoro Parasyte ou Kiseijuu  e estou muito intrigada para ver como vão fazer os efeitos especiais e desenvolver a história mantendo o mesmo sentimento de critica em relação à sociedade.


Mas talvez seja melhor melhor explicar um pouco da história para os que não a conhecem. Aqui vai:

Criaturas estranhas, começam a invadir o corpo (mais especificamente o cérebro) de vários humanos, e tomam o lugar deles e muitos deles apenas desejam viver tranquilamente mas a seu alimento principal é a carne humana. Uma dessas criaturas falha e apenas consegue invadir o braço direito de Izumi Shinichi que agora tem que aprender a viver com esse parasita a quem dá o nome de Migi. Quando várias mortes começam a acontecer na sua cidade, Shinichi percebe que são causadas pelos parasitas e decide que tem que os matar de forma a salvar os seus amigos e família.




Parece uma história simples mas que vai levantando várias questões relativamente à forma que nos comportamos relativamente a outras espécies chegando até à grande questão:  Seremos nós assim tão diferentes dos parasitas?

Resumindo e baralhando este post, fiquei agradavelmente surpresa por alguém ter pegado neste clássico de 1990 e ter feito 2 filmes, sendo que o primeiro será lançado no final deste ano.

Deixo vos aqui o trailer e e com sorte um bocadinho de curiosidade em relação a este manga.




Estamos no Face!!

O título diz tudo, já temos o nosso cantinho no facebook... bem, na verdade a página do face já existe há bastante tempo mas nós esquecemos de anunciar aqui no blog u.u

Mas mais vale tarde do que nunca e cá estou eu  aqui para vos dizer que agora podem-nos seguir no face e saber todas as novidades em relação aos mangas que estamos a fazer ou a ler ou então apenas aqueles pequenos devaneios de duas pessoas malucas que escaparam do manicómio a semana passada. =D

É só isto e espero que se estejam a divertir.
Vamos continuar a trabalhar para que façamos uma actualização em breve.

https://www.facebook.com/sweetyumescanlator?ref=hl&ref_type=bookmark